Segredos da Energia Solar: As empresas de energia não querem que você saiba

Está cansado de desperdiçar dinheiro pagando eletricidade para estas empresas caras? Você sente que está sendo cobrado demais só para usar o básico da sua casa? 

Há uma fonte alternativa de energia para aqueles que querem se libertar. Esta é a famosa energia solar, e você pode aprender como usá-la hoje.

Confira aqui algumas ideias interessantes sobre os segredos da Energia Solar. Você vai acabar se sentindo mais capacitado do que após ter feito o melhor curso de eletricista em São Paulo.

Dicas importantes sobre a escolha do material

Se o seu telhado não puder suportar o peso de painéis solares fotovoltaicos, você pode economizar muito dinheiro investindo em painéis solares de filme fino. 

Esses painéis são muito leves e flexíveis, o que torna a instalação muito mais fácil e acessível. Seu preço mais alto também é justificado por sua eficiência.

Os painéis mais densos costumam ter resultados de verdade para a obtenção de energia elétrica.

Há também várias opções de painéis que conseguem ser movimentados, de maneira automática ou manual. Para assim absorver com mais qualidade a energia que vem do sol.

Se você não tem escolha senão obter painéis fixos, tente encontrar o ângulo que funcionará melhor para o verão e o inverno.

Quando você for adotar algum sistema de painel solar para o seu dia a dia, é importante não ter dúvidas quanto a procedência do produto e da empresa que irá instalar.

Nem todos os instaladores de painéis solares são experientes. O que normalmente não seria um problema, mas em algumas situações é possível que você encontre algum que vá trabalhar sem a supervisão adequada.

Lembre-se, painéis solares são feitos para durar às vezes até mesmo mais de duas décadas. Entretanto, o que você realmente pode encontrar aqui é que um painel mal instalado, seja pela posição ou algum outro fato, o faz correr risco no longo prazo.

Lembre-se, os primeiros anos costumam ser de baixo retorno. Você pode acabar pagando mais do que as contas de luz que viriam.

Se um vento muito forte levar as suas placas, será realmente uma situação com um final problemático.

painel-de-energia-do-sol

Como realizar a manutenção?

Um fator positivo deste tipo de energia renovável é que você não precisa investir muito tempo com reparos ou mesmo algum tipo de manutenção programada.

Tirando situações acidentais, como tempestades com ventos fortes, ou mesmo alguma avaria com o inversor, você não precisará fazer nada para manter os resultados.

O que eu diria que é positivo seria simplesmente fazer uma limpeza de maneira periódica. De modo nenhum ela deve ser diária, isto seria realmente um problema a se tomar cuidado.

Por outro lado, também é importante perceber que você não deve utilizar produtos para o processo. Primeiramente porque estas superfícies não costumam oferecer nenhuma aderência.

Então tudo o que você precisa é de um pano macio, ou mesmo uma esponja, e um pouco de água. A fricção deve ser leve, evitando que haja qualquer tipo de pressão desnecessária que possa afundar algo.

Se você ver que as placas estão bastante conservadas, então não existe a necessidade de fazer qualquer limpeza pesada.

Minha recomendação é só tomar cuidado com folhas, lama que se forma com a poeira e água da chuva e também as fezes de aves. Este tipo de coisa começa a minar a capacidade de absorção do produto.

Se as placas ficam em um local pouco acessível, a ideia então seria utilizar aquelas ferramentas de limpar piscina que possuem uma esponja acoplada na ponta.

É realmente uma das opções mais inteligentes para quem deseja ter resultados de verdade no dia a dia.

Como comprar do jeito certo

Este é um sistema que vai exigir de você muita pesquisa para não escolher algo de qualidade inferior. Realmente a melhor opção que você vai ter é procurar várias empresas.

Muitas irão praticamente te envolver em todo um processo para que você não tenha como dizer não. Mas deixe bem claro que você quer realmente fazer um levantamento de preço. Assim terá como conseguir uma estimativa do mercado.

Não caia na lábia de vendedores, procure muito mesmo. E sempre compare a avaliação de várias empresas no mercado. Evite ser confundido e assim acabe fazendo escolhas para a primeira pessoa que insistiu.

Procure também orientações de quem já possuiu o sistema em sua casa. A ideia é que este tipo de produto pode realmente trazer uma margem de economia variando da qualidade.

Você não começou sua pesquisa no ramo simplesmente porque queria encontrar o melhor? Você não veio até este artigo porque queria desvendar os segredos da energia solar?

Então comece a arregaçar as mangas para levantar os melhores preços. Até porque, com uma tabela variada fica muito mais fácil de negociar com outras pessoas do ramo.

No mais é isso, espero ter te dado uma luz sobre o tema. Qualquer dúvida adicional estou à disposição, ok?