Quais os melhores cursos para eletricista?

Se tornar um profissional da área da elétrica é realmente algo muito interessante. Por isso recomendo que você tenha o conhecimento de que esta carreira na verdade é uma longa caminhada.

Digo isto porque você pode sim, começar a trabalhar como um eletricista predial, industrial ou residencial e permanecer por lá. Mas não podemos esquecer que sempre existem maiores e melhores capacitações na área.

Por isso é importante saber sempre das oportunidades que você pode começar a colher dentro deste trabalho. Realmente não é algo que você começa da noite para o dia, mas que pode ir retirando aos poucos enquanto se mantém de maneira sólida na profissão.

E de fato a maioria destas certificações possuem valores surpreendentemente acessíveis. Sendo muito fáceis de acrescentar ao seu currículo sem grandes investimentos em dinheiro.

Por isso eu gostaria de te convidar hoje a fazer o seu melhor para realmente aprender algo que fará toda a diferença na sua profissão.

Lembrando que este é um guia para quem já tem alguma certificação retirada de algum curso para eletricistas. Estou colocando estas opções para crescimento na carreira, sendo que todos os cursos podem ser iniciados assim que você tiver seu primeiro certificado.

Vamos conferir?

Quais os melhores cursos extras para eletricistas?

Então, esta não é uma lista exaustiva de opções, afinal de contas é até mesmo difícil saber quantas existem realmente hoje em dia. Isto porque a área se expandiu muito, e como as tecnologias crescem de maneira desenfreada, acaba quase sendo impossível dominar tudo da área.

Outro ponto importante é notar que o eletricista é alguém mais voltado para a prática e não para a teoria da eletricidade em si. Ele entende o que são sistemas trifásicos e bifásicos, mas definitivamente não vai saber calcular valores de cargas, e até mesmo vetores que tenham a ver com a física da coisa.

Sendo assim eu também descartei cursos de ensino superior, exatamente porque imagino que isto se desvirtua do trabalho técnico do eletricista e acaba se dirigindo exatamente para o caminho de um cientista focado na área.

eletricista-profissional-em-plena-atividade

Curso 1 – Curso de NR10

Sem dúvida nenhuma você já deve alguma vez na vida ter tomado algum tipo de choque elétrico. E se sim sabe que a sensação é tão desagradável que os músculos contraem e corpo reage sem que você tenha a plena capacidade de reagir ao problema de maneira racional.

O fato é que quando trabalhamos de maneira ativa na área, os riscos aumentam em uma proporção muito alta. E você pode acabar encontrando problemas também com tensões ainda mais altas que o normal.

Uma coisa é tomar um choque da eletricidade da tomada por um breve instante ao tocar em uma parte desprotegida. Outra coisa é acidentalmente ficar grudado aquele fio, o que pode sem dúvida nenhuma causar grandes estragos nas pessoas.

Isto quando estamos falando de instalações residenciais. Pois não é raro encontrar situações que estão envolvidas instalações industriais.

A potência nestes casos é realmente muito maior, sendo escalável para acidentes muito perigosos, e não raramente levando a algum tipo de incapacitação ou morte.

Para tentar reduzir os riscos de problemas como estes, assim como facilitar que a empresa tenha diretrizes de seguranças mais rígidas, foi criada a NR10.

Esta é uma norma regulamentadora com várias informações que garantem a proteção do profissional. Estipulando desde parâmetros de trabalho até mesmo o correto uso de equipamentos de proteção.

Um curso de NR10 te capacita a trabalhar em várias empresas, além de permitir que você faça tudo de uma maneira mais segura.

Curso 2 – NR35

Este é mais um curso que seguem a mesma linha, já que profissionais da área da eletricidade constantemente precisam ir até onde está o equipamento ou a fiação para resolver o problema.

Normalmente este tipo de fiação está próximo do chão, quando não está realmente rente a ele. 

Entretanto, são vários os casos em que a manutenção ou instalação precisa ser feita em lugares altos.

Segundo a Norma Regulamentadora 35, qualquer altitude acima de 2 metros é potencialmente perigosa, e até mesmo letal. Dependo do tipo de queda que você sofre e onde.

Semelhante à NR10 a NR35 tenta melhorar a qualidade da segurança do profissional, mas desta vez regendo situações para evitar problemas com grandes alturas.

Nesta norma são recomendadas várias ações de segurança, descrição de procedimentos e até mesmo equipamentos que podem ser utilizados.

Curso 3 – Instalação de painéis solares

A energia renovável hoje em dia já não é mais só uma moda, mas também uma maneira inteligente de se economizar nas contas. 

Os painéis solares tornaram possível que você mantenha sua casa energizada sem depender da energia distribuída pela companhia local. E claro, tudo isso é feito de uma maneira bastante eficaz.

O eletricista acaba sendo o profissional ideal para este tipo de função. Primeiramente porque um bom eletricista já está acostumado a mexer com muitos processos de montagem e instalação de equipamentos elétricos.

Em segundo lugar porque um gerador de energia solar caseiro realmente irá exigir uma boa dose de conhecimento para ser instalado da maneira correta.

Conclusão

Estas três capacitações são somente alguns dos exemplos que permitem um profissional da área podem se destacar. Normalmente os curso de algum tipo de NR são excelentes para se trabalhar em áreas prediais ou mesmo em indústrias.

Digo isto porque a empresa contratante não pode deixar de oferecer este treinamento antes que o profissional entre em exercícios.

Qualquer dúvida sobre o assunto estou à disposição!